arcade fire
tinha referido a coisa num post anterior.
mas entretanto tinha pensado não perder mais tempo com o assunto.
este post fez-me repensar e decidi então relatar o meu ponto de vista sobre "neon bible".
é um álbum fraco. é um álbum adolescente e se calhar é isso que despertou o interesse generalizado que ainda obtém. o ex-Y de passada sexta-feira num artigo sobre os Artic Monkeys referia a obsessão actual com a adolescência e o interesse nessa etapa da vida.
não sei se concordo com estas opinião, vivemos um mundo multíplice onde várias tendências subsistem paralelamente, mas o facto é que talvez isso explique os 5/5 que este álbum colhe.
Pessoalmente teria um 3/5 ou um 3.5/5. Não é um álbum mau mas perante afirmações de genialidade tenho de dizer que é fraco. Não tem novidade, não salva o rock, não lhe dá alma e pelo contrário consegue tornar-se aborrecido pelo clima barroco de rendilhados épicos com os quais os Arcade Fire decidem decorar as músicas.
No Cars Go consegue ser interessante exactamente por essa postura épica mas a uma terceira audição perde esse fulgor e mostra apenas uma música de forte emotividade onde a letra é perfeitamente infantil.
O resto do álbum apresenta uma colecção de musicas interessantes mas que não são o futuro de nada nem dos próprios Arcade Fire que terão numa próxima etapa de modificar a sua linguagem pelo risco de ficarem presos à sua própria fala.
Ao vivo a coisa até pode resultar com a encenação missa-rock em que os fieis se reconvertem numa epifania sonora mas e depois?