a toca do sr_raposo
terça-feira, abril 17, 2007
  arcade fire
tinha referido a coisa num post anterior.
mas entretanto tinha pensado não perder mais tempo com o assunto.

este post fez-me repensar e decidi então relatar o meu ponto de vista sobre "neon bible".

é um álbum fraco. é um álbum adolescente e se calhar é isso que despertou o interesse generalizado que ainda obtém. o ex-Y de passada sexta-feira num artigo sobre os Artic Monkeys referia a obsessão actual com a adolescência e o interesse nessa etapa da vida.

não sei se concordo com estas opinião, vivemos um mundo multíplice onde várias tendências subsistem paralelamente, mas o facto é que talvez isso explique os 5/5 que este álbum colhe.
Pessoalmente teria um 3/5 ou um 3.5/5. Não é um álbum mau mas perante afirmações de genialidade tenho de dizer que é fraco. Não tem novidade, não salva o rock, não lhe dá alma e pelo contrário consegue tornar-se aborrecido pelo clima barroco de rendilhados épicos com os quais os Arcade Fire decidem decorar as músicas.

No Cars Go consegue ser interessante exactamente por essa postura épica mas a uma terceira audição perde esse fulgor e mostra apenas uma música de forte emotividade onde a letra é perfeitamente infantil.

O resto do álbum apresenta uma colecção de musicas interessantes mas que não são o futuro de nada nem dos próprios Arcade Fire que terão numa próxima etapa de modificar a sua linguagem pelo risco de ficarem presos à sua própria fala.

Ao vivo a coisa até pode resultar com a encenação missa-rock em que os fieis se reconvertem numa epifania sonora mas e depois?
 
Comments:
Herege!!!
 
e o intervention?? mmm??? vais dizer que não é uma boa música???

Não acho que seja um 5/5, ao contrário do Funeral, mas um 4 ou 4,5/5.

Acho que só dizes isso porque és do contra...

:op

Além disso aposto que ouviste o album uma vez e este é um album que quanto mais vezes ouvimos, mais gostamos dele.
 
depois da parvoíce daquele post anterior sobre o mesmo tema, folgo em ver esta análise. não que concorde mas é uma boa leitura. és inteligente, pá. e essa da salvação do rock é uma parvoíce da imprensa, não a imputes à banda nem ao som que produzem.
 
I don't know who...
who?
 
Talvez seja exagerada a elevação unânime da imprensa a este disco, mas aquilo que escrevi no post é a minha modesta impressão. Confesso que até nem gosto muito quando há essa unanimidade por parte da imprensa, e em particular quando coincide com a minha opinião. Mas eu gosto do disco, que se há-se fazer? Assim como gosto de ouvir vários pontos de vista. Tenho vários amigos que partilham a tua opinião, que não entendem essa adoração. Todos os argumentos são válidos, agora gostos... Podem-se discutir, lamentar, ignorar, repudiar, comungar, etc., porém é raro que se consigam mudar.
Abraço!
 
Este post fez-me lembrar aquela cena do filme "Almost Famous" em que o Jornalista trintão diz ao miúdo aspirante a jornalista algo como: "Foi pena chegares agora, nesta altura em que o Rock n' Roll se tornou um género moribundo". O filme passa-se em 1973.

Os Arcade Fire fazem-me sentir velho porque sei que se ainda tivesse 25 anos gostaria mais deles. Seriam capazes de me fazer pular com entusiasmo genuíno.
 
Enviar um comentário



<< Home

Nome:
Localização: Madrid, Spain
ARCHIVES
outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / abril 2006 / maio 2006 / junho 2006 / julho 2006 / agosto 2006 / setembro 2006 / outubro 2006 / novembro 2006 / dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / dezembro 2007 / janeiro 2008 / fevereiro 2008 / julho 2008 / outubro 2009 /

BLOGS
Fastio Buzio de Cos Duplos Celofane Been Trying to Meet You Vidro Duplo Madame Butterfly Procuro Bosque de Penamacor Aridez da Falsidade Midnight Express Voyage Voyage Um Amigo Pop She Hangs Brightly The Fish Finger O Puto Adventures in Modern (Re)Collection Actas do Pequeno Almoço Intruso All of me Sabado ha Noite Planeta Pop Sound+Vision Royale with Cheese Fonocaptor Dans La Ville Blanche Blackburg Festivais de Imagem em Movimento
BLOGS_missing
Le bear PT_the babe Jaquelite Octopussy et Photocopier
MUSIC
Daily Misconceptions Loja das Conveniências Sethmaldito Focolitus Ana Deus JP Coimbra most people have been trained to be bored Bodycode Puget Sound o gajo do andar de baixo Lemur

Powered by Blogger